VIVENDO A LOGÍSTICA

NASCE O PBR

Lá em 1986 quando a ABRAS – Associação Brasileira de Supermercadosera presidida por João Carlos Paes Mendonça, fundador da Rede BOMPREÇO(hoje Wal Mart), sua visão de futuro o levou a convidar-me para criar e coordenar o Comitê de Logística da ABRAS, conforme já ilustramos em edições passadas do Vantinews.

O maior fruto gerado até então foi oPALETE PADRÃO BRASILEIRO, tornado famoso pela sigla PBR.

Esta é uma história que merece ser registrada, pois, além do grande impacto e revolução que causou nas operações logísticas, enche-me de orgulho, não obstante a participação e ajuda de inúmeros profissionais, como Paulo Lima/Pão de Açúcar, Amélio Fabbro/Nestlé, Rejane Arinos/Dom Vital; Rubens Brambilla/Gessy Lever, entre tantos outros. Tenho a “imodéstia” de considerar-me o PAI DO PBR (e é assim que os contemporâneos me identificam) .

Deixarei que os fatos por si só contem a história, e começamos hoje com a reprodução da matéria especial publicada na revista SuperHiper de Julho/90, que você poderá acessar clicando no link abaixo:

<Matéria SuperHiper>

O PALETE PBR NASCEU NO DIA 04 DE ABRIL DE 1990.

Basta uma viagem pelo mundo do Palete PBR!

J.G.Vantine


PONTO DE VISTA

Recente matéria da Gazeta Mercantilmostrou que o Porto de Santos teve um excelente desempenho em 2005:foram quase 2 milhões de toneladas movimentadas, uma quantidade cerca de20 a 25% superior a de 2004. Sem dúvida nenhuma o Porto de Santos configura-se novamente como principal Porto da América Latina.

No entanto, o que nós gostaríamos de levar à discussão para o grande debate é que nosso País precisa de uma ESTRATÉGIA PORTUÁRIA, em linha com o acompanhamento da dinâmica do transporte marítimo mundial. Este vem se transformando, principalmente no que diz respeito à introdução dos chamados navios POST PANAMAX (navios de maior capacidade de carga), que não atravessam pelo canal de Panamá. São navios que não podem escalar muitas vezes, são navios que têm custo de operação muito elevado e, portanto exigem uma operação portuária mais eficiente, mais produtiva. Enfim, o Brasil precisa desta ESTRATÉGIA PORTUÁRIA .

Qual será a configuração PORTO HUB no Brasil, no Nordeste, na região Sul, no Centro-Oeste?

Será que o Porto de Santos é essa solução com todos os problemas existentes de infra-estrutura terrestre de acesso ao Porto , quer seja a ferradura do transporte ferroviário, quer seja o anel viário que desafogaria muito São Paulo?

Será que Santos continuará sendo a solução, e, se for, quais serão as soluções de engenharia que precisariam ser desenvolvidas para que ele seja não somente o mais importante, mas também o melhor Porto do Brasil?

J.G. Vantine