VIVENDO A LOGÍSTICA

11092000 – LOGÍSTICA NA ZONA FRANCA

Estou certo que ninguém desconhece a importância do pólo Industrial da Zona Franca de Manaus, composto por cerca de 500 indústrias e faturamento anual de US$30 bilhões. No entanto creio que também ninguém desconhece as grandes dificuldades da infra-estrutura e das operações logísticas que enfrentam estas empresas.

Num cenário diferente do atual, por iniciativa do CIEAM – Centro das Indústrias do Estado do Amazonas, a VANTINE desenvolveu um mega projeto denominado PLANO DE LOGÍSTICA INTEGRADA, mas mesmo assim o tema continua atual e por isso colocamos para sua leitura, ampla matéria publicada na Gazeta Mercantil, do dia 11092000.

Arquivo Confira!!!


PONTO DE VISTA

Demanda x Previsão: A constante incerteza do mercado

Variações entre a demanda real e sua previsão são inevitáveis. Praticamente sempre haverá um erro de previsão. No entanto, dependendo da dimensão desse erro, os impactos podem ser bastante prejudiciais para o processo de planejamento. Do ponto de vista da gestão de estoques não basta saber se há erros, mas quanto se erra e como este varia. Esforços na tentativa de se aprimorar a previsão x realidade, empregando técnicas quantitativas e analisando os possíveis cenários, são essenciais para diminuir os custos gerados pelo excesso ou falta de estoques.

É claro que é possível, e mais comumente usado, a medição da variabilidade da demanda para parametrização de modelos de estoques ao invés dos erros de previsão. No entanto, o que precisamos avaliar é, na verdade, nossa incerteza sobre a demanda e os erros de previsão nos fornece informações valiosas sobre isso. Dessa forma, se estamos analisando um sistema que apresenta comportamento de demanda muito variável, mas também previsível, poderemos utilizar estoques de segurança menores. Por exemplo, no caso em que há variações sazonais conhecidas, se dimensionarmos estoques e relacionarmos diretamente à variabilidade da demanda, tenderemos a utilizar estoques de segurança maiores do que o necessário.

Segundo a Folha de São Paulo de 07 de Julho de 2009, os meses de outubro a janeiro marcaram a fase mais aguda da crise financeira mundial nas empresas, portanto, conhecer e mensurar as incertezas presentes nos processos logísticos é o primeiro passo para uma boa política de gestão de estoques. A criação de indicadores dessas incertezas é essencial para o correto dimensionamento dos estoques de segurança, garantindo o nível de serviço desejado ao menor custo total de operação.

O economista Alexis Korber, do instituto conjuntural suíço BAK Basel Economics, afirmou que os bancos centrais ainda devem anunciar novas reduções das taxas de juros para restabelecer a confiança dos mercados, mas que haverá turbulências até meados de 2009.

Segundo ele, se a confiança nos mercados e dos consumidores for restabelecida, a tendência pode melhorar a partir do segundo semestre de 2009. Mas existe um risco muito alto de a fragilidade da conjuntura persistir, o que pode provocar um período prolongado de recessão.

Portanto, além da redução dos níveis de estoque e da melhoria do nível de serviço ao cliente, uma política de gestão de estoques com embasamento mais formal e científico pode auxiliar na mensuração do impacto de certas atividades nos processos logísticos da empresa, identificando pontos críticos e apontando para oportunidades de melhorias.

Daniel Vantine
VANTINE SOLUTIONS

IMAGEM