VIVENDO A LOGÍSTICA

DISTRIBUIÇÃO URBANA: O TEMPO PASSA E TUDO CONTINUA IGUAL

Não só a imprensa especializada, mas a grande mídia, bem como nem só profissionais e empresários de transporte e logística, mas toda população da grande cidade, vem tratando de maneira única a questão de: TRÂNSITO, CONGESTIONAMENTO, RESTRIÇÕES DE CIRCULAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO FÍSICA. Até entendemos esta conexão, masNÃO CONCORDO QUE O VILÃO DO CAOS URBANO SEJA O CAMINHÃO. Não existe setor da economia mais prejudicado do que o do transportes, por conta dessa indisciplina e regulamentação pouco técnica para o abastecimento de mercadorias e produtos de qualquer natureza.

Para justificar o título do Vivendo a Logística de hoje, estamos reproduzindo matéria publicada na Revista Super Hiper de Março/1993, o que justifica a conclusão que são as únicas coisas que mudaram: a quantidade de veículo em circulação e o aumento do polígono de restrição de circulação (sem falar no rodízio em São Paulo).

Matéria SuperHiper

J.G. Vantine.

 


PONTO DE VISTA

DEITADO EM BERÇO ESPLENDIDO

Esta frase é conhecida de todos os brasileiros (pelo menos os alfabetizados deverão conhecê-la). É parte integrante do hino nacional brasileiro, que certamente tinha significado na época em que vivia o seu autor, porque hoje quem fica, o país ou a empresa, nesta condição certamente é superado pelo melhor e mais rápido (nem só o melhor ou mais rápido isoladamente consegue sobreviver nesta competição aleatória e desconexa do mundo contemporâneo).

No último final de semana, através da pesquisa de opinião pública novamente o Senhor Presidente da República continua sendo aprovado pela população, não obstante a sua INÉRCIA E INOPERÂNCIA, não obstante o descrédito entre AQUILO QUE FALA E AQUILO QUE FAZ (fala muito e faz nada), e não obstante os inúmeros escândalos e roubalheiras, este sim é o único brasileiro que está “deitado em berço esplêndido”. É difícil acreditar, mas na minha interpretação esta discrepância tristemente só se aplica pela ignorância e falta de informação da população brasileira.

Em sintonia com este tema, dentro de uma reportagem sobre o Porto de Santos levada ao ar pela Rede Globo no Jornal Bom dia Brasil (05/07/07), pode ouvir um editorial da respeitada jornalista de economia, Sra. Miriam Leitão, no qual destaco sua afirmação: “O GRANDE FATOR DE COMPETITIVIDADE DAS EMPRESAS E DOS PAÍSES É A LOGÍSTICA”.

Portanto, meu amigo da logística, estou tendendo a crer na minha própria hipótese registrada em editorial na época do lançamento do PAC, quando afirmei “UM PACOTE PARA EMPACOTAR O CIDADÃO E O EMPRESÁRIO BRASILEIRO”. Acho até que fosse candidato eleito, o grande empresário-apresentador, Silvio Santos teria feito melhor, porque é um grande “falador”, mas também é um grande “fazedor”, ao passo que o Senhor Presidente Lula continua somente um grande “falador”.

J.G.Vantine