VIVENDO A LOGÍSTICA

LOGÍSTICA E DESEMPENHO EMPRESARIAL

A implantação de um sistema de logística integrada é determinante ao desempenho empresarial. Seus efeitos não só acarretam ganhos de eficiência interna, como de competitividade no mercado. A eficácia com que os materiais se tornam disponíveis ao usuário – no local data e quantidade adequadas – em ter influência profunda na relação custo/benefício. Além disso, por envolver funções que se encontram distribuídas pela empresa, o projeto acaba por atingir diretamente departamentos como compras, produção, finanças, contabilidade e marketing. E, ao fornece-lhes uma linha mestra de atuação, proporciona maior eficiência a sua atividade até então desenvolvida isoladamente. Do ponto de vista econômico, os efeitos do projeto também são visíveis. A redução de custos acarretada acaba gerando o aumento do capital disponível da empresa em conseqüência, de sua liquidez. Pode-se dizer, portanto, que o projeto logístico acaba se transformando em um remédio eficaz para preservação ou recuperação da saúde financeira da empresa.

Continuamos na próxima edição.


PONTO DE VISTA

LOGÍSTICA E COMÉRCIO INTERNACIONAL

O Ministro Furlan tem anunciado que o Brasil deve atingir o recorde anual de exportação na casa de US$12 bilhões . Sem dúvida um marco histórico se olharmos para umbigo, ou seja esse número representa cerca de 1.10% no comércio mundial e aproximadamente 16% no PIB brasileiro.

Uma outra análise importante é que observando o ranking da pauta de exportação , observa-se que o Brasil continua sendo grande exportador de produtos primários, com destaque ainda para minério e grãos . Entre os 10 maiores exportadores só encontramos um produto de alto valor agregado: automóvel.Por esta razão revemos uma etapa importante da Logística no Brasil, pois esses produtos são tradicionais e pouco requer da LOGÍSTICA, mais sim do TRANSPORTE.

Esta fase interessante para a Logística é que ela requer o conhecimento e competência do mercado internacional, que vai representar a LOGÍSTICA INTERNACIONAL , muito pouco praticado pelas empresas brasileiras (Não confundir Logística Internacional com transporte Internacional).

O Brasil deverá crescer muito na exportação ou produtos manufaturados, ou cadeia produtiva longa, que é aquele que acresce valor agregado, e cuja Logística deverá se estender até o cliente onde quer que ele esteja, em qualquer localidade do mundo :

ISTO É COMÉRCIO INTERNACIONAL E LOGÍSTICA INTERNACIONAL”.