VIVENDO A LOGÍSTICA

COMO GANHAR COM O SEU SISTEMA DE EMBALAGEM

Voltando ao tema amplamente debatido no início da década de 90, momento em que o crescimento da utilização do palete PBR era acentuado, coloco para sua leitura e aprofundamento sobre a história da Logística no Brasil, um artigo de minha autoria publicada no Jornal Diário do Comércio e Indústria no dia 16 de junho de 1992.

Como ganhar com o seu sistema de embalagem

J.G. Vantine

 


PONTO DE VISTA

A LOGÍSTICA DA VIAGEM DO PAPA

Você como leitor atento deve ter observado desde uns 10 dias atrás, a grande quantidade de citações da palavraLOGÍSTICA na grande imprensa, relacionadas com a viagem do Papa Bento XVI ao Brasil. Reside aí, uma demonstração natural da crescente importância dessa ciência, uma vez que nas visitas anteriores do Papa João Paulo II, nunca foi usado este termo.

Mas, julgo correto falar sobre “A LOGÍSTICA DA VIAGEM DO PAPA”, porque ela envolve PLANEJAMENTO – OPERAÇÃO – CONTROLE, do fluxo de informações, produtos e pessoas, com objetivo de deixar felizes os fiéis (clientes). Milhares de horas/homem foram aplicados por dezenas de setores dos mais diversos organismos tanto do Vaticano como do Governo (Federal, Estadual e Municipal do Brasil), dedicadas as inúmeras atividades muito semelhantes a uma “operação de guerra”, por exemplo, o pico de abastecimento de uma grande indústria de alimentos na época do Natal. Isto porque toda rotina é alterada com relação a trânsito, tráfego, abastecimento, segurança, transporte de massa, que exigem a cada detalhe um plano de ação TOTALMENTE INTEGRADO.

Vale a pena uma firme reflexão, e até mesmo um debate dentro de sua empresa para analisar comparativamente essa Logística da viagem do Papa com a Logística da sua empresa, identificando os pontos comuns, as soluções encontradas e os problemas enfrentados.

J.G.Vantine