VIVENDO A LOGÍSTICA

VANTAGENS DA LOGÍSTICA INTEGRADA

Ao contrário do que muitos imaginam LOGÍSTICA INTEGRADA não significa “OPERAÇÃO”, mas“GESTÃO DE PROCESSOS”. E na verdade, Logística Integrada não é um conceito novo, já falamos desse tema lá no início dos anos 90, conforme você pode ler em matéria publicada no Diário do Comércio e Industria de 24-01-91.

J.G.Vantine

<Matéria: E as vantagens da Logística Integrada>


PONTO DE VISTA

NÃO SOMOS UM PAÍS DE PALHAÇOS!

Ao ver a foto anexa (publicada no jornal o Estado de S. Paulo, de sexta-feira passada, dia 05/05/06), não tive como conter a minha revolta. O Presidente da República não se faz respeitar, não se comporta à altura da liturgia do cargo. Prefere ser o Lula do que o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A foto do Estadão revela que o Presidente da República Federativa do Brasil está se prestando a um papel de palhaço, enquanto os outros chefes de Estado ficam rindo dele… A imagem mostra claramente aquilo que venho afirmando diversas vezes: o País está sem rumo! Falta, ao atual governo, uma estratégia de futuro, uma estratégia de País.

Ora, o Presidente Lula vive a repetir aos quatro ventos que não gosta de ler os jornais, que desconhece as iniciativas de seus auxiliares mais próximos, que não sabe de nada. É uma postura que não ajuda o Brasil. Muito pelo contrário! O que o País precisa é de um verdadeiro chefe do Poder Executivo, que trace um projeto viável de futuro, que comande o desenvolvimento econômico e social, que insira o Brasil condignamente no concerto das nações.

O que vemos reiteradas vezes, infelizmente, é o contrário.Quando resolve opinar sobre temas específicos, a comédia do Excelentíssimo Senhor Presidente da República vira uma tragédia… É o que acontece, por exemplo, quando Sua Excelência decide abordar assuntos relacionados à logística.

Às vésperas da crise com a Bolívia, que nacionalizou a produção de gás, preterindo a Petrobrás, o Presidente teve a “brilhante” idéia de sugerir a construção de um gasoduto ligando a Venezuela à Argentina, com ramificações para o Brasil. Contrariando estudos acadêmicos que mostram que a melhor solução, nesse caso, é o transporte marítimo (leia o Ponto de Vista da edição da semana passada, nº 110, do “Vantinews”), o Presidente da República garante que não: o negócio é gasoduto. Agora, para piorar, com a ameaça ao fornecimento do gás boliviano para o Brasil, o principal mandatário do País teve outra idéia “genial”: por que não importamos gás natural da Argélia? Seria realmente cômica a sugestão de Sua Excelência, se não fosse trágica. Elementar: o custo de frete com navegação marítima para trazer o gás natural do país africano torna a operação simplesmente inviável. Qualquer principiante em Logística sabe disso. É preciso encontrar alternativas que levem em conta os custos logísticos da operação, envolvendo despesas com extração e transporte/distribuição do gás natural.

O que precisamos, realmente, é de um Presidente da República que tenha respeito pelo País, que represente nosso povo com seriedade e que não se meta a falar do que não entende. Afinal, somos uma nação séria, não somos um País de palhaços!

J. G. Vantine

IMAGEM