VIVENDO A LOGÍSTICA

SISTEMA LOGÍSTICO – PARTE VII

    Outro ponto importante no segmento Compras é a tomada de decisão. Geralmente a escolha do fornecedor é feita apenas com base no custo unitário do item. Tal prática pode trazer vantagens momentâneas, mas comprometer todo o sistema. È preciso levar em consideração, fatores como velocidade e segurança de entrega. Dessa forma, pode-se tomar a decisão com base nas respostas às seguintes perguntas:

  Quanto vale o tempo de espera e um atendimento mais seguro? Há outro fornecedor mais eficaz, mesmo a um preço maior?

  É ainda necessário o estoque do fornecedor local? Com as comunicações e transporte aperfeiçoados, não seria possível obter um atendimento tão bom, ou melhor, a um preço menor, através do fornecedor central?

  Os descontos ou reduções de preço ainda são apropriados para fornecedor ou comprador? Foram estabelecidas arbitrariamente ou sob condições antigas?

  O produto é sempre entregue em boas condições e no prazo contratado?

Almoxarifado, ao receber a mercadoria pedida, a área de suprimentos do cliente está se relacionando diretamente com a distribuição do fornecedor ou com a distribuidora.

  Por isso, os efeitos de qualquer medida que agilize a descarga nos depósitos não se restringirão ao âmbito interno da empresa.

Hoje, inclusive, supermercados, indústrias alimentícias e transportadoras estão tentando encontrar maneiras de evitar os longos congestionamentos de veículos às portas dos depósitos. E entre os tópicos em discussão encontram-se adaptação das recepções aos caminhões – com a instalação de docas e plataformas – a modernização da estrutura dos armazéns, a aplicação de métodos de unitização da carga, a padronização das dimensões dos paletes e das informações contidas nas embalagens de transporte – que facilitariam a identificação do produto e os procedimentos administrativos. Para os clientes, como por exemplo, supermercados, tais medidas terão impacto direto no prazo entre o pedido e a venda dos produtos. Para fornecedores e distribuidores serão um elemento de redução de custos, pois reduzirão o tempo de espera do caminhão e, portanto, aumentando sua capacidade de operação. O controle de estoque como parte integrante do almoxarifado, e instrumento gerencial responsável pela integração entre os setores de compras e produção, tendo em vista a compatibilização entre material adquirido e material consumido.

 

  Continuamos na próxima edição!


PONTO DE VISTA

EFEITO SAZONALIDADE NA LOGÍSTICA

Mesmo com avanço acelerado da Tecnologia da Informação a serviço dos processos logísticos, a maioria das empresas e dos profissionais da área continua confundindoSazonalidade e picos de vendas . Ao mesmo tempo, verifico também que a maioria continua sem saber qual o tratamento a ser dado para o planejamento e a operação, para a equalização de mão-de- obra, equipamento, transportes, etc.

Sazonalidade configura como as operações sobre as médias de vendas, e são sempreprevisíveis, e dispõe de históricos analíticos. Por exemplo, Dia de Natal, Dias das Mães, Páscoa, etc. Da mesma maneira a sazonalidade podem estar ligada às estações do ano, como a venda de cerveja e sorvete no verão e a venda de chocolate no inverno.

Já o pico de vendas , que ao contrário que muitos pensam, ocorre em todas as cadeias produtivas e todas as categorias de empresas, sendo clássico o gráfico de distribuição das vendas/entrega nas semanas do mês que em média representam, 10%, 20%, 30% e 50% sucessivamente das quatro semanas, com acentuada concentração em algum segmento que concentram as vendas e entregas em até 80% na última semana do mês, e em caso críticos com até 50% nos últimos 3 dias do mês.

Picos de vendas , embora indesejável para todos, continua teimando em existir por origem cultural e tributária. Cultural porque à época das grandes inflações, a massa salarial vinha para o mercado na primeira semana do mês, e tributário porque o recolhimento de imposto se dá a partir do último dia do mês. Junta-se a ele também a política de vendas que teima em trabalhar com metas e tabelas de descontos.

Portanto a solução para a eliminação dos tipos de vendas necessariamente passa por ações relativamente simples como:

1)  A alteração da sistemática de recolhimentos de impostos de mensal para diário a partir do faturamento, ou na pior hipótese semanal;

2)  Estabelecimento de metas de vendas por semana e não por mês, com utilização simultânea de tabela regressiva de desconto;

3)  O efeito de concentração de venda em função da massa salarial já não existe há muito tempo.

Pare! Reflita! Entenda que você pode refletir ou eliminar os picos de vendas mensais, trazendo como conseqüência uma drástica redução de custo logístico, de um aumento radical na performance da confiabilidade das entregas.

 

J.G.Vantine