VIVENDO A LOGÍSTICA

A LOGÍSTICA DA EMBALAGEM

Voltamos ao tema da Embalagem, desta vez ligando à produtividade dos processos da Logística.

Veja no link abaixo matéria publicada no Jornal Marina Mercante de 16/02/93.

A Logísitica de Embalagem

J.G. Vantine.


PONTO DE VISTA

LOGÍSTICO: O QUE É E O QUE DEVE SER

Adalberto Panzan Jr., atual presidente da ASLOG – Associação Brasileira de Logística, tem utilizado o adjetivo“LOGÍSTICO”, destacando-se no seu excelente discurso durante a abertura da XI Conferência Nacional da ASLOG nos últimos dias 25 e 26 (veja a íntegra no site www.aslog.org.br).

Isto nos remete a uma reflexão de fundo etimológico e talvez um pouco poético sobre LOGÍSTICA, e PROFISSIONAL DA LOGÍSTICA. Vamos lá:

Um breve histórico do substantivo feminino “LOGÍSTICA”: Do latim “LOGER” derivado também do latim “LOGISTICUS”criado durante o Império Romano também é derivado e aí sim da sua origem “LOGISTIKOS” do grego. Portanto, a palavra LOGÍSTICA de fato teve sua origem do latim e lá por volta do século XIX no formato que conhecemos hoje, foi criada então a palavra “LOGISTIQUE” no idioma francês e já com a configuração da arte da guerra formando. Esta é averdadeira origem da palavra Logística.

Uma explicação sobre o adjetivo “LOGÍSTICO”: Conforme constante dos dicionários relaciona-se com os processos logísticos, mas se for usado como substantivo masculino aí sim trata-se de INDIVÍDUO QUE TRABALHA EM LOGÍSTICA.

Portanto, é correta a utilização da palavra LOGÍSTICO pelo nosso amigo Adalberto. Mas não se encerra por aí. O que afinal é o profissional de Logística? Quais são as funções que ele ocupa nas diferentes organizações (tipo de indústria, tipo de varejo, tipo de serviços, comércio internacional, etc)? Qual é e qual deveria ser a formação desses diferentes formatos de profissionais de logística?

E para finalizar, não seria hora de baseado na inspiração da OAB – Ordem dos Advogados do Brasil, ser criada uma OLB – Ordem dos Logísticos do Brasil, que certificasse nos diferentes graus de especialização e aplicação oPROFISSIONAL DE LOGÍSTICA. Aceito sugestões. VAMOS PENSAR E DEBATER O ASSUNTO!

J.G.Vantine